Tuesday, January 30, 2007

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Folksonomia é um termo antigo que vem do inglês Folksonomy, e que por sua vez é um processo muito usado nos últimos tempos (principalmente nos processos de Web 2.0). Folksonomia (folksonomy) é a junção de duas palavras “folk” (povo, gente) e “taxonomia”. A origem desta palavra é atribuída a um arquitecto da informação chamado Thomas Vander Wal. Folksonomia é uma forma relacional ( de criar relações entre coisas) de categorizar e classificar na web.
Como substituto da forma centralizada de categorização de alguma coisa, o usuário escolhe palavras-chaves (conhecidas como “tags”) para classificar a informação ou partes de informação. Tag em inglês significa “etiqueta”, “identificação”. “Taggear” é identificar, etiquetar alguma coisa. O primeiro site a usar folskonomia foi o
del.icio.us, seguindo-se o flickr e o youTube - três sucessos da Web 2.0.

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Após a pesquisa feita nos sites acima nomeados, referentes à Cauda Longa”, chegamos à conclusão que o termo aplica-se para determinar a procura e oferta dos consumidores.
Este conceito não é recente contudo só à pouco tempo foi utilizado de uma forma mais visível para os consumidores. Tomamos como exemplo, e referido repetidamente nos sites consultados, o que a Amazon faz na catalogação e referência de livros que habitualmente não têm vendas ascendentes. Outro exemplo é o Google onde a inexistência de limitação do espaço físico faz com que possamos encontrar qualquer produto ou informação desejada.
Recuando no tempo pode- se observar o mesmo mas de outra forma, a nível de telefone, círculo de leitores, etc.

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Tuesday, January 23, 2007

O Marketing Viral é talvez a forma mais poderosa de expandir uma ideia, produto ou serviço. De uma forma geral, consiste em criar uma mensagem com conteúdo que possa ser absorvido pelas pessoas que entrem em contacto com a mensagem. O conteúdo tem que ser contagioso como um vírus, ou seja, tem que ser suficientemente apelativo para que as pessoas o passem. Se assim for a ideia multiplica-se a grande velocidade.
Um exemplo clássico de sucesso de marketing viral é a Hotmail, que cresceu rapidamente desde que os e-mails enviados, começaram a ter automaticamente um anúncio no fim de cada mensagem, a sugerir ao destinatário para aderir ao serviço gratuito. O Marketing Viral cobre uma vasta rede de técnicas que vão desde o reenvio de e-mails, passa a palavra, até técnicas sofisticadas de conteúdos vídeo e áudio. Diferente das outras técnicas de marketing, o marketing viral tem a vantagem de ter um rápido impacto a um relativo baixo custo e isto é a chave fundamental para os marketeers que desejam utilizar este tipo de técnicas.

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